Seja Bem Vindo!  

Omooto do Brasil

"Seja você aquela pessoa que consegue assobiar uma canção feliz mesmo em momentos de crise"

 

Hidemaru DEGUCHI

A Oomoto

Objetivo da Oomoto

A Oomoto realiza atividades mundiais sob o lema, em Esperanto:

 

Unu Dio

Unu Mondo

Unu Interlingvo

– Um Deus, Um Mundo e Uma Língua Internacional –

 

Unu Dio

Um Deus

 

A Oomoto cultua o Grande Deus do Princípio Criador. Deus é um só, embora as diversas religiões lhe deem nomes diferentes: Jeová, Senhor, Alá.

Para a Oomoto, todos os Mestres foram instrutores divinos: Cristo representa a piedade, Buda Sakyamuni, a harmonia, Confúcio, a sabedoria e Maomé a coragem.

Os indivíduos, da mesma forma, expressam um desses atributos em maior grau.

O novo Mestre terá todas essas qualidades.

Como dizem os teosofistas, o Cristo da Era de Aquário e o Buda Maitreya são o mesmo Mestre que virá para iluminar a humanidade.

 

Unu Mondo

Um Mundo

Movimento da Federação Mundial

 

 

O Movimento da Federação Mundial visa a estabelecer democraticamente um governo para tratar dos problemas mundiais através de mudanças e de reforços de todos os países, os quais formariam uma Liga das Nações, cada uma com sua independência.

Caso a Federação Mundial se concretize, esta poderá solucionar conflitos internacionais de maneira pacífica e imparcial; a Polícia da Federação, treinada e recrutada diretamente pelo Governo da Federação, seria responsável pela segurança internacional, tornando desnecessários os armamentos de cada país.

Tendo uma visão global da política, o Governo da Federação resolveria problemas sociais (como a pobreza e a fome) e atuaria em questões relacionadas com a proteção global do meio-ambiente, com os direitos humanos, etc. Assim, todos os homens seriam cidadãos de seus respectivos países e, ao mesmo tempo, do mundo, vivendo sem desigualdades e usufruindo de seus direitos humanos fundamentais.

Em 1947 foi fundado o Movimento da Federação Mundial (WFM), uma organização internacional formada por grupos de cada país, com sede em Nova York. Atualmente o WFM é composto por 24 países (além de filiados regionais) que dão opiniões e conselhos à ONU. Também participam as entidades autônomas regionais, as quais apoiam o Movimento da Federação Mundial e defendem a importância da paz; mais de 30 dessas entidades declararam-se como cidades da Federação em 24 países.

Em Jandira, essa declaração ocorreu em 1992, e na Cidade de Registro, em 1999. No Japão, a primeira cidade a fazer tal declaração foi Ayabe, seguida por Kameoka. Atualmente são 350 cidades, vilas e aldeias japonesas, que sob decisão da Assembléia, afirmaram pertencer às entidades autônomas da Federação Mundial, lutando pela paz.

O objetivo de impedir a destruição total da Humanidade terá de estar acima de quaisquer outros propósitos. Por isso, defendo a formação do Governo da Federação.” (Albert Einstein, data indeterminada).

Oomoto e Movimento de Federação Mundial

 

 

Por decisão da Segunda Mestra, a Oomoto participou do Movimento Federativo Mundial.

De acordo com o projeto divino, o mundo será governado por um só rei, pois jamais cessarão os conflitos e as guerras, se existirem diversos reis.”

Esta citação da Escrita Sagrada da Fundadora é absolutamente idêntica à ideia de federação mundial. A palavra rei pode ser interpretada como soberano.

A humanidade caminhará fatalmente para a perdição, se todos os reinos competirem no armamento, pretendendo para si absoluta soberania, tanto mais que já existem armas nucleares. Se todas as nações do mundo se unirem numa federação, de modo que, por ocasião de qualquer conflito, elas sejam submetidas a julgamento por um tribunal mundial, regido por leis mundiais, elas não precisarão nem poderão guerrear entre si. Então, todas as nações serão totalmente desarmadas, ao passo que o governo da federação mundial manterá apenas algumas armas que serão eventualmente usadas para fins policiais. Que grande felicidade poderá fruir a humanidade, se ela não precisar empregar nem dinheiro nem homens em armamento!

Em 13 de dezembro de 1945 a cidade de Ayabe, por decisão da assembleia de conselheiros, proclamou-se cidade federativa mundial. Isso significa que Ayabe aprovava oficialmente a federação mundial, de conformidade com o consenso unânime de todos os seus cidadãos. Foi a primeira cidade japonesa a declarar-se. A segunda foi Kameoka, em 1947. Seguiram-se as cidades de Hiroshima, Matsue, Okayama, Kanazawa, Quioto etc., ao todo mais de 300 cidades grandes e pequenas, além de 28 prefeituras, como Okayama, Ishikawa, Quioto, Tóquio, Osaka etc., todas por decisão de seus deputados.

Para isso contribuiu o dinamismo de oomotanos em diversas localidades, como reconheceu muito bem o próprio público. Os fatos dizem claramente que as duas cidades onde existem os dois terrenos sagrados da Oomoto foram a primeira e segunda a fazerem declaração. Estamos convencidos de que esse movimento tem um grande significado.

 

Unu Interlingvo

Uma Língua Universal

Esperanto

 

 

O Esperanto é a língua internacional criada em 1887 pelo Doutor Zamenhof, oftalmologista polonês, com fundamento no homaranismo (humanitarismo). Ele sentia profundamente que a diversidade de línguas é uma causa grave de oposição entre os povos, e era de opinião de que os homens precisam ter uma língua comum, de fácil aprendizado, para anular o ódio e a guerra entre os povos. A língua por ele criada é bela, quase perfeita, graças ao seu talento linguístico e entusiasmo humanitarista.

Como não pertence a nenhuma nação, sua utilização baseia-se no respeito mútuo, e não na hegemonia estrangeira, imposta pela força econômica, política e até militar. Portanto, seu uso como segunda língua de todos, nos contratos internacionais, mantém e fortalece o patrimônio cultural mundial, formado por cerca de seis mil línguas étnicas atualmente existentes (das quais, segundo a ONU, cerca de 70% correm o risco de desaparecer nos próximos cem anos).

Atualmente existem cerca de 1 milhão de esperantistas no mundo e anualmente é realizado o Congresso Mundial de Esperanto, em que sempre é escolhido um país diferente por evento. O Brasil já abrigou este Congresso duas vezes, em Brasília no ano de 1981 e em Fortaleza no ano de 2002.

Missas
Sede: Rua Fernando Pessoa, 720 - Vila Santo Antonio - Jandira - SP
Telefone: 0xx11 - 4707-2410
Copyright© 2010 Associação Religiosa Oomoto do Brasil