Seja Bem Vindo!  

Omooto do Brasil

"Seja você aquela pessoa que consegue assobiar uma canção feliz mesmo em momentos de crise"

 

Hidemaru DEGUCHI

A Oomoto

Guia Espiritual

A Oomoto foi fundada em fevereiro de 1892, pela Mestra Nao Deguchi.

 

Na Oomoto a liderança espiritual deve ser assumida por uma mulher, conforme consta nas Revelações Divinas:

 

604. O herdeiro da Oomoto, Ayabe, em cada geração, é aquele cujo corpo físico é feminino.

 

(18 de abril [lunar] do ano 43 da Era Meiji [1910]).

 

No final da obra é possível encontrar um adendo explicando mais detalhadamente esse parágrafo:

 

O herdeiro (Guia) da Oomoto é feminino, de acordo com a linhagem sanguínea da Fundadora em cada geração. As Guias sucessoras têm a missão de herdar a linhagem dos Fundadores, desempenhando a sagrada tarefa de salvamento, segundo a vontade de Deus.

 

Ou seja, todas as Guias Espirituais devem ser mulheres e da família Deguchi. Agora, por que a Guia Espiritual da Oomoto deve ser mulher?

 

À essa pergunta, Mestra Kiyoko Deguchi, a Quarta Guia Espiritual, deu a seguinte resposta:

 

Minha bisavó, Nao Deguchi, Fundadora da Oomoto, dedicou sua vida, a partir de 1892, a comunicar as palavras de Deus exatamente de acordo com seus ensinamentos. Entre estes está a afirmação de que as sucessivas guias espirituais da Oomoto deveriam ser sempre mulheres. Acredito que isto se deve ao fato de a mulher ser mais pura de coração do que o homem e, assim, ter um caráter especial, capaz de seguir seu caminho sem discutir ou olhar outra pessoa com desdém. Ao mesmo tempo, é o reconhecimento da importância da mulher por ser ela quem dá à luz uma nova vida.

 

Não Deguchi nasceu em 1837 e faleceu em 1918. Sua vida foi marcada por muitos sofrimentos, privações, provas, mas nada disso a impediu de seguir com sua missão na terra. Desde criança, ela não frequentou a escola. Não teve chance de aprender a ler e escrever, mas em 3 de fevereiro do ano em que completava 55 anos, Nao Deguchi, possuída pelo Deus Ushitora, começou a escrever o que denominamos de Ofudesaki, as escrituras sagradas da Oomoto. Nasceu aí a Oomoto e as escrituras duraram até 1918.

 

O Ofudesaki foi compilado e organizado e posteriormente lançado pela Oomoto com o título Oomoto shinyu e anos mais tarde, lançado em português com o título Revelações Divinas.

Missas
Sede: Rua Fernando Pessoa, 720 - Vila Santo Antonio - Jandira - SP
Telefone: 0xx11 - 4707-2410
Copyright© 2010 Associação Religiosa Oomoto do Brasil