Seja Bem Vindo!  

Omooto do Brasil

"Seja você aquela pessoa que consegue assobiar uma canção feliz mesmo em momentos de crise"

 

Hidemaru DEGUCHI

Atividades

Cerimônias religiosas

 

Os altares da Oomoto devem ser simples, sem muitos adornos ou enfeites. Tudo que se vê no altar possui significado especial.



As velas se queimam para fornecer luz e calor aos outros, de acordo com a Segunda Guia Espiritual da Oomoto, Mestra Sumiko Deguchi, as velas mostram como os homens devem agir para com os outros, ou seja, sem egoísmo, nem que para isso seja necessário algum sacrifício.

 

De acordo com os ensinamentos da Oomoto o pinho foi a primeira planta que Deus criou. Um exemplo que se pode citar é que após uma erupção vulcânica nada resta a não ser cinza e destruição. Passado algum tempo, a primeira planta que renasce é o pinho.

 

O pinho sempre mantém sua cor verde, independentemente do clima; de acordo com os ensinamentos da Oomoto, a fé e o coração dos homens para com Deus devem seguir o exemplo do pinho, ou seja, sempre inalterável, forte, independente da situação. Por esse motivo, o pinho está presente no altar.

Até mesmo os santuários da Oomoto possuem significados. A base e o topo dos santuários possuem a mesma medida, o mesmo tamanho. Isso mostra que tanto o Céu como a Terra devem ser iguais.

O altar do Templo Aizendô é dividido em três partes: o altar central, do Deus Único e Verdadeiro; o altar da direita, correspondente à purificação; e o altar da esquerda, dos Espíritos dos Antepassados.

O altar da Purificação é onde se faz a Cerimônia de Purificação Espiritual, na qual o Oficiante realiza a Oração de Purificação.

 

A parte central corresponde ao altar do Deus Único e Verdadeiro, ou Oomoto-Sume-Oomikami, que é a fonte primordial do espírito, da força e do corpo, o Grande Criador do Universo.

 

Por fim, a parte destinada aos Espíritos dos Antepassados oomotanos, ou Sorei-sama, local onde se encontram os espíritos de todos os Antepassados oomotanos, é onde ocorre a parte final da Cerimônia Religiosa da Oomoto. Aqui, o Oficiante Principal roga para que esses espíritos evoluam e possam se elevar cada vez mais, aproximando-se de Deus.

 

O Brasil é o único lugar no mundo, além de Ayabe, cuja Sede tem um altar destinado exclusivamente aos Espíritos dos Antepassados. O altar dos antepassados do Brasil está ligado diretamente com o altar dos antepassados do Templo Miroku-den, localizado em Ayabe, Japão.


 
 
Missas
Sede: Rua Fernando Pessoa, 720 - Vila Santo Antonio - Jandira - SP
Telefone: 0xx11 - 4707-2410
Copyright© 2010 Associação Religiosa Oomoto do Brasil